MENSAGEM

"O que somos é presente de Deus, no que nos transformamos, é nosso presente a ele."

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Turismo rural pode ser alternativa de renda para Sorocaba e região






O turismo rural pode ser uma alternativa de receita e geração de empregos em Sorocaba. Para fomentar o setor na região a cidade recebeu o presidente da Associação Brasileira de Turismo Rural (Abraturrsp), Paulo Junqueira, que fez uma palestra sobre o assunto e destacou o grande potencial ainda inexplorado no Brasil.

A palestra foi realizada dentro do Fórum Permanente de Turismo da Região de Sorocaba, que tem o apoio da Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico. 

O presidente do Fórum, Sandro Cobello, que é da Secretaria de Turismo de São Roque, falou do potencial a ser explorado na região de Sorocaba e das ações que o Fórum vem promovendo em 32 municípios. 

Participaram da palestra os representantes do Fórum Permanente de Turismo da Região de Itupararanga-Sorocabana, Sindicato Rural de Sorocaba, membros do Conselho Municipal de Turismo de Sorocaba e do Conselho Municipal de Agricultura e Pecuária (Comapa) de Sorocaba, além de municípios vizinhos e proprietários rurais.

A próxima reunião do Fórum será realizada em setembro, na cidade de Jumirim.

Com crescimento de aproximadamente 30% ao ano, o turismo rural é uma das atividades econômicas que mais se desenvolve no Brasil. No ranking mundial, segundo o Sebrae, o Brasil ocupa a quarta posição no segmento, perdendo apenas para Espanha, Portugal e Argentina.

Segundo a Organização Mundial do Turismo, o crescimento internacional do setor é de 6% ao ano e pelo menos 3% dos turistas do mundo direcionam suas viagens para destinos rurais. Segundo o levantamento, São Paulo é o maior destino de turismo rural no Brasil, com 122 municípios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário