MENSAGEM

"O que somos é presente de Deus, no que nos transformamos, é nosso presente a ele."

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Pesquisa aponta crescimento no setor de turismo em Itapeva, SP

Dados mostram que o número de turistas cresceu 20%.
Hotéis e serviços de apoio, como restaurantes, sentem os reflexos positivos.

Levantamento feito por uma empresa de consultoria a pedido da Secretaria de Turismo de Itapeva (SP) identificou o potencial de ecoturismo, turismo de aventura e rural no município.
A pesquisa aponta que houve na cidade um crescimento de 20% no número de turistas nos primeiros meses de 2012.
Segundo a Secretaria, os dados são bastante positivos e se deve a investimentos nos seguimentos ligados a esse setor. Os empresários têm intensificado o trabalho para receber os visitantes.
A turismóloga Paula Costa representa uma agência da cidade que tem desenvolvido roteiros para os turistas. Nas paredes da empresa, fotos dos principais pontos turísticos da região. Ela ressalta que com o setor em alta no município, além de atender o público em geral, a agência começou a investir em seguimentos específicos. Hoje, ela possui roteiros diferenciados para visitantes de outros paises, idosos, estudantes e um novo mercado, que atrai deficientes visuais e portadores de necessidades especiais para o convívio com a natureza.“Hoje temos três roteiros em Itapeva adaptados para deficientes visuais”, afirma a especialista.
A turismóloga destaca que os investimentos no turismo mexem com a economia. “O turista que sai da sua casa deseja encontrar bons serviços. Com isso, ele vai consumir no local em que está passeando. Então o que a gente observa é que o turismo é mais que uma indústria. Ele consegue fazer com que o dinheiro circule na região”, afirma.
Um exemplo da observação feita por Paulo Costa é o movimento no setor hoteleiro. Otimista com os números, os empresários começaram a investir em estrutura e treinamento. Segundo o gerente de uma unidade da cidade, Diego Oliveira, o número de hospedes cresceu 70% entre os primeiros seis meses do ano. Ele afirma que o público que visita a cidade em busca de conhecer os pontos turísticos é mais exigente. “Anteriormente o hotel era ligado ao setor de comércio. Os hóspedes eram exclusivamente representantes comerciais e outros profissionais de atuação comercial. Agora, o número de turistas cresceu e tivemos que fazer treinamento. O turista quando chega ao hotel, quer encontrar um ambiente parecido com o que tem em casa. Antes tínhamos apenas café da manhã, mas agora temos todas as refeições e com opções diversas de pratos”, comenta.
No setor de alimentação, o crescimento também é comemorado. Segundo Katielle Zanatta, proprietária de uma churrascaria, o crescimento em seis meses, foi de 80% em comparação com o mesmo período do ano passado. Para atender ao público, ela teve que ampliar o local e criar um espaço que funciona com bar, oferecendo música ao vivo e outras opções de comida. “Antes, os familiares saiam de Itapeva para visitar os parentes em outras cidades durante um feriadão, por exemplo. Hoje ocorre o inverso porque agora aqui tem o que fazer e aonde ir”, ressalta.

PILAR DO SUL TEM VARIOS PONTOS TURISTISCOS A SEREM REVELADOS BASTA UM POUCO MAIS DE EMPENHO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário